Com o aumento da distribuição dos ambientes corporativos e toda a complexidade que essas novas infraestruturas trazem, a necessidade de soluções de rede mais robustas e eficientes nunca foi tão crítica. Em um cenário onde as empresas adotam cada vez mais a nuvem, o trabalho remoto e uma gama de dispositivos conectados, garantir a segurança, a performance e a conectividade entre todos os pontos da rede se torna um desafio. Uma das abordagens mais eficazes para enfrentar esse desafio é a utilização de redes Full-Mesh, que garantem a interconexão direta entre todos os dispositivos ou locais da rede, sem depender de um ponto central.
A integração de uma rede Full-Mesh com soluções avançadas como o Harmony SASE (Secure Access Service Edge) oferece uma abordagem inovadora para fornecer segurança e otimização de tráfego em tempo real. A arquitetura Full-Mesh, ao conectar cada nó diretamente com todos os outros nós da rede, minimiza os riscos de falhas, melhora a resiliência e garante que os dados fluam de maneira eficiente entre os pontos. Essa configuração não só fortalece a segurança da rede, mas também melhora a latência e a experiência do usuário final.
Neste artigo, vou mostrar quão simples é ter uma rede full-mesh com o Harmony Sase, Gateways Check Point e um conector Wireguard.
Minha rede possui dois locais #VPN. Um túnel é uma conexão IPsec para um Cloud Network Security #Azure, e o outro local está usando o túnel WireGuard Connector em uma máquina Ubuntu.
No artigo eu mostro como configurar o ambiente para que os hosts no meu WireGuard possam iniciar conexões VPN para clientes Harmony SASE e para redes remotas atrás dos dois GWs CloudGuard, através de seu túnel IPsec.
Harmony SASE #wireguard Quantum Force (Security Gateways) #full-mesh